Embaixada de Portugal no Egito

Ministério dos Negócios Estrangeiros

First Bilateral Commission between Portugal and Egypt

montagem jpg

The first ever meeting of the “Bilateral Commission” between Egypt and Portugal took place on the 19th of October, presided over by countries’ Ministers of Foreign Affairs, Mr. Sameh Shoukry and Mr. Augusto Santos Silva.

The Commission saw the presence of the Secretary of State for Energy, Mr. Jorge Seguro, the Secretary of State for Administrative Reforms, Ms. Graça Fonseca and several other representatives from different ministries. Together all parties went over the different cooperation areas between Egypt and Portugal, which resulted in the signature of 5 MoU in the areas of Air Travel, Archive Management, Cooperation, Sports and Youth an Tourism.

In that same day, both Ministers of Foreign Affairs inaugurated the Business Forum Egypt-Portugal. This forum, the first of its kind in Egypt, brought together 18 Portuguese companies and more than 100 Egyptian companies, hence highlighting the interest and potential on both sides of this newly formed relationship.

The Minister of Foreign Affairs also held private meetings with Mr. Tarek Kabil, Minister for Industry and Commerce and Ms. Sahar Nasr, Minister for Investment and International Cooperation. He was also received by Sheikh Ahmed Al Tayb from Al Azhar.

The Secretary of State, Ms. Graça Fonseca also held meetings outside the Business Forum context, in which the possibility to implement the SIMPLEX system was explored in the context of Administrative Modernization. She was received in the Parliament by the President of the Local Planning Commission, Deputy Ahmed El Siginy, the Minister of Planning and Administrative Reforms, Ms. Hala Sayed, the Prime Minister Sherif Ismail and finally also by H.E. the President of Egypt.

The Secretary of State for Energy, Mr. Jorge Seguro, was one of the opening speakers in the first Business Forum for Energy and Climate, held in Cairo on the 18th of October and put together by the Union for the Mediterranean and the Government of Egypt.

Present also as Speakers, Minister for Electricity and Renewable Energy, Mr. Mohamed Shaker, Minister for Investment and International Cooperation, Ms. Sahar Nasr, and the Secretary General of the UfM, Mr. Fathalla Sijilmassi.

Mr. Seguro also held meetings with Portuguese companies who were present at the UfM Forum and other relevant Egyptian authorities in this domain.

Comunicado sobre o atual momento da relação entre Etiópia e Eritreia

Comunicado sobre o atual momento da relação entre Etiópia e Eritreia

Comunicado sobre o atual momento da relação entre Etiópia e Eritreia - Comunicados de Imprensa - Comunicação e Media - Portal Diplomático

O Governo Português saúda os passos dados pela Etiópia e pela Eritreia no sentido da reconciliação, nomeadamente através da assinatura da Declaração Conjunta de Paz e Amizade e das recentes visitas do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, a Asmara e do Presidente da República da Eritreia, Isaias Afwerki, a Adis Abeba. 

Trata-se de um momento histórico, que abre as melhores perspetivas para a paz e o desenvolvimento dos dois países, bem como para a consolidação sustentável da segurança e estabilidade na região do Corno de África. 

Portugal assinala em particular a coragem e o espírito de compromisso dos líderes da Etiópia e da Eritreia, que permitiu pôr fim ao interregno de 22 anos nas relações entre os dois países, e encoraja a que continuem na mesma senda de diálogo e colaboração construtiva, em benefício dos dois Povos. 

Portugal manifesta a sua disponibilidade para apoiar os dois países na normalização das suas relações, no quadro dos esforços levados a cabo pelo conjunto da Comunidade Internacional. 

Lisboa, 16 de julho de 2018

Primeiro Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora

Leva-se ao vosso conhecimento que nos próximos dias 6 e 7 de junho irá realizar-se o 1º encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que decorrerá na Praia da Vitória, Terceira, Açores, por iniciativa dos Senhores Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e Secretário Regional Adjunto da Presidência do Governo Regional dos Açores para as Relações Externas, e cuja organização cabe ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora em parceria com o Governo Regional dos Açores (Direção Regional das Comunidades da Presidência Regional), com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores.

Estarão ainda presentes, na Praia da Vitória, membros dos Governos da República e Regional dos Açores, assim como dirigentes de instituições e entidades nacionais e regionais.

Neste contexto, informa-se que os interessados em participar neste evento poderão efetuar a sua inscrição até dia 30 de junho, devendo a mesma ser enviada para o endereço gaid@mne.pt.

Informação sobre o evento pode ser consultada no separador GAID do Portal das Comunidades, em

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid#i-encontro-intercalar-dos-investidores-da-diaspora-terceira-acores-2018

 

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião das comemorações do 10 de junho 07 Junho 2018 Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 2018

Caros concidadãos, No dia 10 de junho comemora-se uma das datas mais emblemáticas da nossa identidade, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Tal como vem sucedendo, as cerimónias oficiais, com a presença dos senhores Presidente da República e Primeiro-ministro, vão ter epicentro em Portugal e no estrangeiro, repartindo-se pelos Açores e pelos Estados Unidos da América.

Adicionalmente, o Dia de Portugal será assinalado um pouco por todo o Mundo, nos diversos continentes, graças ao trabalho conjunto da nossa rede diplomática e consular, do movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes que, a título individual, dão o seu contributo para que a história, a cultura e as tradições de Portugal sejam enaltecidas com particular entusiasmo e significado. Esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal.

Outro exemplo dessa ligação inabalável foi bem visível no esforço solidário, protagonizado pelas comunidades portuguesas, no apoio aos territórios afetados pelos trágicos incêndios de 2017. Recentemente tive a oportunidade de visitar o concelho de Pedrógão Grande e pude testemunhar a aplicação concreta desses donativos – vindos de comunidades portuguesas residentes em diferentes continentes – e o modo como contribuíram para atenuar as dificuldades materiais dos cidadãos afetados e para reforçar os equipamentos ao dispor dos bombeiros voluntários locais. Este importante contributo chegou não apenas a Pedrógão, mas beneficiou, também, muitos outros municípios sobre os quais recaiu o infortúnio dos devastadores incêndios do passado verão. Gostaria de terminar com duas notas finais de grande importância.

Aproxima-se a data da votação final, na Assembleia da República, do “recenseamento automático” dos portugueses no estrangeiro. O Governo fez o seu trabalho e provou que é possível concretizar esta importante medida política. Caso ela venha a ser aprovada, pelos senhores deputados, os portugueses no estrangeiro vão receber uma carta a perguntar se querem ser inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral para poderem votar.

Deixam de ter que deslocar-se aos consulados, muitas vezes centenas de quilómetros, para se recensearem. Iremos pôr um fim a uma desigualdade incompreensível entre os portugueses que vivem em Portugal e os portugueses que vivem no estrangeiro. Será importante, então, participar nos futuros atos eleitorais, seja qual for o sentido de voto, para mostrarmos que valeu a pena promover esta importante mudança nas condições de participação cívica e política das comunidades portuguesas. Gostaria de reafirmar o empenho do Governo no reforço humano e material dos serviços consulares.

Após vários anos marcados por constrangimentos, é agora tempo de repor, gradualmente, a capacidade de resposta dos serviços consulares. Trata-se de uma questão de justiça para os trabalhadores consulares, que todos os dias dão o seu melhor, mas também para os portugueses que por esta via reforçam a sua vinculação a Portugal. Termino, valorizando e reconhecendo, uma vez mais, o papel protagonizado por todos os portugueses residentes no estrangeiro, que, nas suas dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, são uma das mais importantes forças de Portugal e constituem a expressão criadora do nosso humanismo e um exemplo da boa integração de Portugal na vida internacional. A todos, desejo uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a alegria, o orgulho e o significado de sempre.

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro

Visita de Estado do Presidente da República

Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma Visita de Estado ao Egipto nos dias 11, 12 e 13 de Abril.

Para além de um encontro com o Presidente do Egito, al Sisi, o Presidente da República foi ainda recebido pelo Presidente do Parlamento e pelo Primeiro Ministro.

Durante a visita foi assinado um Memorando de Cooperação entre a Zona Económica do Canal de Suez e a Aicep Global Parques, assim como um protocolo tripartido entre a Universidade de Ain Shams, o Instituto Camões e a Universidade de Porto, que prevê o estabelecimento de uma Licenciatura de Português e Estudos Portugueses naquela Universidade.

O Presidente encerrou igualmente a primeira reunião do “Egyptian-Portuguese Business Council”, que contou com a presença de várias empresas Egípcias e Portuguesas, de vários setores, e foi anfitrião de uma receção à comunidade portuguesa residente no Egipto.

O Presidente teve ainda oportunidade de se encontrar com o Papa Tawadros II, da Igreja Copta e com o Sheikh da al Azhar, em cuja antiga Universidade proferiu um discurso intitulado: “Vision of a Professor and a Teacher”.

Antes de partir o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou as Pirâmides de Gizé, as obras de construção do Grand Egyptian Museum e o Museu Egípcio, acompanhado pelo Ministro das Antiguidades, Mr. Khaled Anafy.

Contactos

25 Ahmed Heshmat
Zamalek
Cairo

+20 22 7350779 (Embaixada)
+20 22 7350781 (Embaixada)
+20 10 68511611 (Emergência)
cairo@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo dre

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Portal Diplomático

studyinportugal