Mais notíciasNotícias

Foi com muita satisfação que inaugurámos no passado dia 23 de setembro o Departamento de Língua Portuguesa na Universidade de Ain Shams.

Este é o resultado da conjugação de muitos contactos e esforços, ao longo de vários anos, de todos os colegas que trabalharam na Embaixada de Portugal no Cairo, dos vários responsáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Instituto Camões, e do empenho profissional e pessoal da Leitora do Camões, Drª Maria Goretti Pinto, que ali ensinou português como segunda língua durante mais de 10 anos.

Finalmente, graças ao inexcedível apoio dos atuais responsáveis de Universidade Ain Shams, da Universidade do Porto e do Instituto Camões, é possível, a partir deste ano letivo oferecer uma Licenciatura em Português, respondendo, assim, ao enorme interesse de todos quantos querem aprender Português para o seu futuro profissional.

Cabe agora à nova Leitora, Drª Irma Gonzalez, e ao Dr. Gamal Khalifa, assim como aos Professores visitantes da Universidade do Porto, conjuntamente com os estudantes de Português que iniciam este primeiro ano letivo, trabalharem para tornar este projeto uma realidade.photo 2019 09 30 12 17 15 2

É com muito gosto que damos as boas-vindas ao Cairo à nova Leitora de Língua e Cultura Portuguesas do Camões I.P., Dr.ª Irma González.

A Professora Irma chegou no início desta semana e já está a preparar o início do ano académico na Universidade de Ain Shams.

Bem-vinda, Professora!

photo 2019 09 19 10 16 04

 

Na eleição para a Assembleia da República dia 6 de outubro, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro podem optar entre o voto presencial ou o voto por via postal, devendo para o efeito ter manifestado a sua preferência junto da respetiva comissão recenseadora até à data da publicação em Diário da República do ato eleitoral, que ocorreu em 01 de agosto de 2019.

No caso de, até à referida data, não ter sido manifestada nenhuma preferência, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro continuarão a exercer o seu direito de voto por via postal.

A SGMAI- AE começou a enviar no passado dia 2 de setembro,  aos portugueses residentes no estrangeiro e que irão votar por via postal, o respetivo boletim de voto para a morada constante do Cartão de Cidadão.

Confira, por favor, o vídeo explicativo de procedimento de voto por correspondência, para a eleição à Assembleia da República 2019, disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=UtL4mWKvTmY

Informa-se que o programa do IIº Encontro Intercalar dos Investidores da Diáspora, que decorrerá no Funchal, durante os dias 24 - 26 de julho, encontra-se disponível no separador GAID do Portal das Comunidades - https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid#ii-encontro-intercalar-de-investidores-da-diaspora-funchal-madeira-2019

As inscrições devem ser submetidas via e-mail para o endereço gaid@mne.gov.pt e também online, através da ligação http://investmadeira.madeira.gov.pt/tag/investidores-da-diaspora/ .

Para mais informações, consulte o seguinte link: https://ccmm.madeira.gov.pt/index.php/2-uncategorised/2354-forum-madeira-global-2019

Contactos

25 Ahmed Heshmat
Zamalek
Cairo

+20 22 7350779 (Embaixada)
+20 22 7350781 (Embaixada)
+20 103 223 1181 (Emergência)
cairo@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo dre

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Portal Diplomático

studyinportugal