Embaixada de Portugal no Egito

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Realização da primeira Comissão Mista Portugal-Egito

montagem jpgTeve lugar no passado dia 19 de Outubro a primeira reunião da Comissão Mista bilateral Portugal-Egito, presidida pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e Sameh Shoukry.

Para além de representantes de vários Ministérios setoriais, que passaram em revista um conjunto de áreas de cooperação entre Portugal e o Egito, participaram também na Comissão Mista a Secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro.

A primeira reunião da Comissão Mista constituiu também a oportunidade para assinatura de 5 Memorandos de Entendimento, designadamente na área da Juventude e Desporto, dos Arquivos, Turismo e Cooperação, assim como do Acordo Aéreo.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros inauguraram no mesmo dia um fórum empresarial que contou com a presença de 18 empresas portuguesas e mais de 100 do lado egípcio, demonstrando assim o enorme interesse e potencialidade de desenvolvimento do relacionamento bilateral comercial entre os nossos dois países.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal encontrou-se igualmente com o Ministro do Comércio e Indústria, Tarek Kabil, com a Ministra da Cooperação e Investimento, Sahar Nasr, e com o Sheikh de Al Azhar Ahmed Al Tayb.


 

Para além da participação na abertura formal da Comissão Mista, a Secretária de Estado Adjunta da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, manteve diversos encontros no Cairo, durante os quais teve a possibilidade de apresentar as soluções portuguesas no âmbito da modernização administrativa – SIMPLEX –, assim como do Orçamento Participativo.

portugal sisi admin rev

Depois dos encontros de trabalho com a Ministra do Planeamento e da Reforma Administrativa, Hala Sayed, a Secretária de Estado foi ainda recebida no Parlamento pelo Presidente da Comissão do Planeamento Local, Deputado Ahmed el Siginy, pelo PM, Sherif Ismail, e pelo Presidente al Sisi.


 

see upm revPara além da participação na abertura formal da Comissão Mista, o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, proferiu uma intervenção na sessão de abertura do primeiro fórum empresarial para a Energia e o Clima, organizado conjuntamente pela União para o Mediterrâneo e pelo Governo egípcio, e que teve lugar no Cairo no dia 18 de Outubro.

O fórum empresarial para a Energia e Clima, que reuniu representantes de todos os países do Mediterrâneo, contou ainda na sessão de abertura com as intervenções do Ministro da Eletricidade e das Energias Renováveis, Mohamed Shaker, a Ministra da Cooperação Internacional e investimento, Sahar Nasr e o SG da UpM Sijilmassi.

Durante a sua estadia no Cairo, o Secretário de Estado Jorge Seguro manteve igualmente um conjunto de encontros com empresas portuguesas do setor energético, que participaram no Fórum empresarial da UpM, assim como com relevantes entidades egípcias do setor das energias renováveis e da eficiência energética.

Artigo DN "Portugal nas Nações Unidas"

Por ocasião da mais recente Assembleia Geral das Nações Unidas o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, redigiu um artigo sobre o papel de Portugal nesta importante organização internacional, que é aqui reproduzido.

 

"Portugal nas Nações Unidas

O segmento de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, que se realizou nesta e na semana passada, teve um sabor especial para nós. Foi aberto pelo primeiro secretário-geral de nacionalidade portuguesa, António Guterres, escolhido em 2016 pelo seu elevado mérito pessoal, no que foi também uma grande vitória do nosso país e da sua diplomacia.

Não foram, todavia, as razões sentimentais que imperaram.

Ler mais: Artigo DN "Portugal nas...

Plataforma "Português Mais Perto"

A Plataforma Português Mais Pertoé um instrumento para a aprendizagem da língua portuguesa que tem como intuito apoiar a aprendizagem da mesma junto de crianças e jovens portugueses que se encontrem a viver no estrangeiro com a sua família, bem como fomentar a língua junto daqueles que habitam numa área que não permite a existência de regime de aprendizagem presencial. Estão disponíveis conteúdos para português enquanto língua materna e português como língua de herança e existem três diferentes modalidades de aprendizagem- autoaprendizagem, tutoria assíncrona e escola.  

Novo Estatuto da Empresa Promotora da Língua Portuguesa

Informa-se todos os interessados da publicação do novo decreto regulamentar que estabelece o regime jurídico do estatuto da empresa promotora da língua portuguesa (DR 3/2017, de 28 de Abril).Este aplica-se a qualquer empresa que realize uma contribuição pecuniária destinada à promoção da língua portuguesa e confere-lhe certos benefícios fiscais. 

Contactos

25 Ahmed Heshmat
Zamalek
Cairo

+20 22 7350779 (Embaixada)
+20 22 7350781 (Embaixada)
+20 10 68511611 (Emergência)
cairo@mne.pt

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo dre

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático