Embaixada de Portugal no Egito

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura estuda possibilidade de financiamento de projetos no Egito na área da Energia Solar

AIIB.PNG

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) está a apreciar o seu primeiro financiamento a projetos fora da Ásia, Pacífico e Médio Oriente.

Em causa, a possibilidade de financiamento a 11 projetos na área da energia solar no Egito, no âmbito do “Egypt Round II Solar PV Feed-in Tariffs Programme”.

Os documentos de informação dos projetos (“Project Summary Information - PSI”) podem ser encontrados clicando aqui.

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), em funcionamento desde 25 de dezembro de 2015, tem como objetivo promover o desenvolvimento económico e a integração regional da Ásia, Pacífico e Médio Oriente, pretendendo assumir-se como o principal banco multilateral de desenvolvimento pan-asiático na próxima década, contribuindo para satisfazer parte das necessidades de project finance em infraestruturas.

No âmbito do seu mandato, o BAII pode ainda financiar projetos de infraestruturas noutras regiões, desde que associados e com impacto na Ásia, Pacífico e Médio Oriente. Neste âmbito, serão somente elegíveis projetos em países membros não regionais, ou seja, em países doutras regiões que tenham entretanto aderido ao BAII.

(Pode ver a listagem de membros e potenciais membros do Banco clicando aqui).

Prevê-se que novos países adiram ao BAII, abrindo novas oportunidades de financiamento para empresas nacionais.

Nota: O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP/GPEARI do Ministério das Finanças) está à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o mercado das multilaterais, para o efeito contacte gt.multilaterais@portugalglobal.pt 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail