Embaixada de Portugal no Egito

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita de Estado do Presidente da República

Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma Visita de Estado ao Egipto nos dias 11, 12 e 13 de Abril.

Para além de um encontro com o Presidente do Egito, al Sisi, o Presidente da República foi ainda recebido pelo Presidente do Parlamento e pelo Primeiro Ministro.

Durante a visita foi assinado um Memorando de Cooperação entre a Zona Económica do Canal de Suez e a Aicep Global Parques, assim como um protocolo tripartido entre a Universidade de Ain Shams, o Instituto Camões e a Universidade de Porto, que prevê o estabelecimento de uma Licenciatura de Português e Estudos Portugueses naquela Universidade.

O Presidente encerrou igualmente a primeira reunião do “Egyptian-Portuguese Business Council”, que contou com a presença de várias empresas Egípcias e Portuguesas, de vários setores, e foi anfitrião de uma receção à comunidade portuguesa residente no Egipto.

O Presidente teve ainda oportunidade de se encontrar com o Papa Tawadros II, da Igreja Copta e com o Sheikh da al Azhar, em cuja antiga Universidade proferiu um discurso intitulado: “Vision of a Professor and a Teacher”.

Antes de partir o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou as Pirâmides de Gizé, as obras de construção do Grand Egyptian Museum e o Museu Egípcio, acompanhado pelo Ministro das Antiguidades, Mr. Khaled Anafy.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail